terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Parto Humanizado!!!




O desenvolvimento da tecnologia e da sociedade possui seus picos e depois vai se ajustando. Na minha opinião, espero que isso aconteça com um dos momentos mais belos da vida de uma família – a chegada de um novo membro. O Ato do nascimento!

Hoje as famílias diminuíram. Tem-se no máximo um ou dois filhos. Mais do que isso está se tornando raro. Então, por que esse momento ser menosprezado hoje em dia? Menosprezado no sentido de a família não ter mais o controle da situação. No Máximo, às vezes, consegue-se fazer o parto com o seu médico de confiança. O resto, na maioria, claro que existem exceções, é num ambiente frio (atmosfera psicológica) e sem respeitar, muitas vezes o momento que a criança quer vir ao mundo. Ai tem dois pontos principais. O excesso de cesarianas (muitas vezes) desnecessárias e o outro ponto a mãe não ter opções ou não ter recebido informações de como ela poderia participar mais ativamente do parto.

No caso das cesáreas, não são todos os profissionais. Muitos não querendo atrapalhar seus compromissos pessoais ou até para não deixar as futuras mães na mão. Marcam a cesárea para uma data pré-determinada. Em algumas situações a criança ainda não está pronta. Muitas mães acham que é mais fácil passar por uma cesárea do que por um parto normal. Não sabem que esse momento do parto é uma massagem para o bebê. Prepara seu pulmão para a chegada no mundo. Como hoje em dia muitas mulheres são sedentárias, não fazem atividade física. Acham que não terão condições de fazer o parto normal. Porém, existem profissionais que podem auxiliar. Ensinar posições, respirações que ajudam e muito no trabalho de parto. Além de a recuperação ser mais rápida e melhor - poderem participar mais ativamente da chegada do filho.

O medo da dor cerca as mulheres no momento do parto. Ninguém gosta de sentir dor. Mas não param para pensar que é por um dia ou dois. Que se tiverem o preparo e o auxilio correto não precisa ser um processo doloroso.

Existe todo um sistema de saúde que precisa ser revisto. Todos tem seus interesses pessoais e profissionais, sejam médicos, enfermeiros, auxiliares, hospitais... Tudo envolta de um momento. Um momento apenas que pode ser mágico, maravilhoso, especial e para muitos – único. Que é a chegada de um novo membro na família.

A campanha por um parto humanizado vem trazer essa questão a tona. O preparo de profissionais como as doulas que são pessoas que ajudam a preparar a futura mãe e também a acompanhá-la no momento de parir. Fazer um pré-natal acompanhado por seu médico de confiança e a partir de uma avaliação médica, a mãe tendo condições fazer o parto normal e a cesárea ser para casos excepcionais e não serem a regra. A família participar mais ativamente do nascimento. Ajuda a criar laços mais ternos. A energia desse momento é maravilhosa! Cria-se uma conexão energética entre aqueles que participam - muito especial! O clima de amor, carinho e ternura perduram na vida de todos que estão envolvidos. Não pode ser um momento frio e sim um momento de ternura! Ainda é preciso um preparo dos ambientes físicos e das pessoas envolvidas para que isso seja possível. A assepsia é necessária. Mas creio que com as suas devidas adaptações pode-se usar o provérbio britânico que tanto gosto aqui também:

Uma casa tem que ser limpa o suficiente para saudável e suja o suficiente para ser feliz”

O cuidado é importante, mas a simplicidade e a união devem prevalecer nesse momento que pode ser único na vida de muitas pessoas.